-
Arquitetos: Estúdio AMATAM
- Área: 843 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Garcês
-
Fabricantes: ARTEBEL, BRUMA, CLIMAR, Cinca, Creative cables, Exporlux, FARO Barcelona, Macel, Pavigrés, Primus Vitória, Rubicer, Sumigran, Valadares
O regresso do lado obscuro do fitness. Depois do primeiro KRUSH-IT fitness boutique, concebido em 2016, esta segunda unidade pretendeu ser mais ousada e adulta, albergando mais valências e mantendo o mesmo espírito irreverente. O desafio deste projecto e o objectivo principal consistiu em dar continuidade ao conceito espacial da marca, adaptando-o a uma área de instalação maior, mantendo um orçamento ajustado, mas nunca abdicando da identidade e da elegância urbana e rude que caracteriza a experiência visual KRUSH-IT.
Programaticamente, o layout foi adaptado a um espaço existente para acomodar um conceito que disponibilizasse 3 estúdios com valências distintas, conjugados em torno de um espaço central e comunicante, que seria dedicado à sala de exercícios. Paralelamente, a recepção, os balneários, gabinetes e um espaço infantil, definem as restantes áreas deste clube. Ao nível do conceito visual, demos continuidade à utilização de materiais no seu estado natural, aplicados de modo menos convencional, cujo resultado se traduz num espaço imersivo, rude na aparência mas luxuoso nos detalhes. Usando principalmente um esquema de cores do cinza ao preto e diferentes texturas de materiais, conseguimos criar uma experiência sensorial que tira partido da mistura entre materiais toscos e superfícies imperfeitas, em contraste com apontamentos de reflexo e brilho.
Todas as paredes foram construídas em blocos de betão, na maioria das vezes deixados aparentes, enquanto que para o revestimento do piso das áreas de treino optou-se por placas de borracha reciclada, devido à sua capacidade de absorção ao impacto e redução de ruído. Nas demais das áreas, optou-se pela simplicidade do betão polido, conjugado com ladrilhos pretos. Igualmente relevante, a iluminação desempenhou um papel essencial no design dos ambientes dos diferentes espaços, criando uma experiência de fitness única e imersiva, cujo controlo da intensidade lumínica visou enaltecer as características visuais dos materiais e enfatizar o ar underground e urbano da marca KRUSH-IT.